segunda-feira, 9 de maio de 2016
A EVOLUÇÃO DOS PNEUS DE KART
Nos anos 60, 70 e começo dos 80, o automobilismo e kart de competição utilizavam pneus com malha de aço interna com desenho radial na banda de rodagem e nas laterais.
A borracha era extremamente dura, essa era a tecnologia da época.
Os karts e os carros de competição andavam naturalmente de lado, para aqueles que sabiam levar o veículo ao limite, claro.
Ai é que se fazia a diferença, pois andar de lado era um estágio de velocidade acima do limite de aderência.
E era assim no kart, na Fórmula Vê e Fórmula Ford, e era assim também a característica de pilotagem dos pneus slick que equipavam os Fórmula 3, 2 e F1. Então uma categoria escola com pneus estreitos fazia muito sentido.
Hoje os pneus são elaborados com malha interna mista, poucos fios de aço e com fibras sintéticas, que fazem os pneus muito macios e super aderentes.
A borracha teve uma enorme evolução e hoje tem que ser macia para ser rápida. Um jogo de pneus de kart nos anos 60/70 duravam o ano inteiro! Hoje duram duas baterias de 20 voltas e olhe lá (kart profissional)...
O estilo de pilotagem “possível” e eficiente atualmente é guiar “redondo”, sem atravessar pois estaria perdendo tempo:
"Hoje você freia, aponta, deixa rolar sem aceleração, contorna e traciona. Uma atravessadinha pode acontecer numa freada ou numa ultrapassagem."
É assim no kart de hoje, desde a categoria mirim chegando até a Fórmula 1. Para ilustrar, temos pneus de kart que de tão aderentes quando param no box, grudam no chão !
Aquele estilo Ayrton Senna de guiar era possível com pneus radiais. O próprio Ayrton sentiu que tinha que mudar de estilo a partir de 80/81 quando os pneus começaram a ganhar um super grip.
Com pneus muito aderentes perde-se tempo atravessando, portanto aquele piloto com 10 anos de kart aprendeu a guiar com super aderência e não faz mais sentido categorias escola como eram as de meio século atrás.
Os tempos mudaram...e muito.
Emerson, Piquet e Ayrton viveram períodos completamente diferentes dos dias de hoje. A nossa realidade é outra.
Não se esqueça: Em setembro, o lançamento do Campeonato Corinthianos do Kart Amador
Marcadores:
500 milhas de kart,
campeonato de kart,
capacete,
Corinthianos do Kart,
Corinthians,
kart,
kart amador,
kart indoor,
kart profissional,
kartodromo de interlagos,
kartodromo granja viana,
pneu mg,
pneus de kart
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário