segunda-feira, 9 de maio de 2016

A EVOLUÇÃO DOS PNEUS DE KART



Nos anos 60, 70 e começo dos 80, o automobilismo e kart de competição utilizavam pneus com malha de aço interna com desenho radial na banda de rodagem e nas laterais.

A borracha era extremamente dura, essa era a tecnologia da época.
Os karts e os carros de competição andavam naturalmente de lado, para aqueles que sabiam levar o veículo ao limite, claro.

Ai é que se fazia a diferença, pois andar de lado era um estágio de velocidade acima do limite de aderência.

E era assim no kart, na Fórmula Vê e Fórmula Ford, e era assim também a característica de pilotagem dos pneus slick que equipavam os Fórmula 3, 2 e F1. Então uma categoria escola com pneus estreitos fazia muito sentido.


Hoje os pneus são elaborados com malha interna mista, poucos fios de aço e com fibras sintéticas, que fazem os pneus muito macios e super aderentes.
A borracha teve uma enorme evolução e hoje tem que ser macia para ser rápida. Um jogo de pneus de kart nos anos 60/70 duravam o ano inteiro! Hoje duram duas baterias de 20 voltas e olhe lá (kart profissional)...



O estilo de pilotagem “possível” e eficiente atualmente é guiar “redondo”, sem atravessar pois estaria perdendo tempo:


"Hoje você freia, aponta, deixa rolar sem aceleração, contorna e traciona. Uma atravessadinha pode acontecer numa freada ou numa ultrapassagem."

É assim no kart de hoje, desde a categoria mirim chegando até a Fórmula 1. Para ilustrar, temos pneus de kart que de tão aderentes quando param no box, grudam no chão !

Aquele estilo Ayrton Senna de guiar era possível com pneus radiais. O próprio Ayrton sentiu que tinha que mudar de estilo a partir de 80/81 quando os pneus começaram a ganhar um super grip.

Com pneus muito aderentes perde-se tempo atravessando, portanto aquele piloto com 10 anos de kart aprendeu a guiar com super aderência e não faz mais sentido categorias escola como eram as de meio século atrás.

Os tempos mudaram...e muito.
Emerson, Piquet e Ayrton viveram períodos completamente diferentes dos dias de hoje. A nossa realidade é outra.

Não se esqueça: Em setembro, o lançamento do Campeonato Corinthianos do Kart Amador



Nenhum comentário:

Postar um comentário