Chegou o grande dia da corrida, está chovendo e você nunca correu na chuva.
E agora? O que fazer?
Leia atentamente essas dicas que vão lhe ajudar e muito!
2. Lembre-se que está afastando o traçado molhado da borracha. Vire o mais tarde que puder, e ao virar o volante, trave a roda de maneira firme e rápida.
3. Agora o carro não derrapa. Você virou o volante tão rápido que obrigou o carro a sair de frente. Mas você também enfrentará resistência máxima do ar e se o carro encontrar uma situação de aderência ideal, será possível virá-lo com muita precisão. Além disso, como a frente está deslizando, significa que ela o está atrasando também, agindo como uma espécie de freio frontal.
4. Ao segurar o volante, você naturalmente terá que se inclinar para frente um pouco porque virá-la estenderá seu alcance. Incline-se para frente e em direção ao lado externo do Kart. Ao fazer isso, está tirando o peso da parte traseira e o colocando na frontal, o que ajuda o automóvel a levantar a roda frontal interna.
5. Quando acertar o tempo, verá que o Kart vira de maneira precisa e consistente, e é neste momento que precisa colocar o peso do corpo novamente nas rodas traseiras, endireitar o volante o máximo possível e acelerar.
6. Aumente a potência gradualmente, e sinta a tração. Sempre tente conseguir o máximo possível de tração.
Avisos
- O traçado molhado é a linha mais rápida em uma pista como ocorre com a pista seca? 99% do tempo a resposta é não. Não podemos dizer qual é o melhor traçado molhado para todas as pistas que existem, mas podemos dar um bom começo. Observe bem o circuito antes de começar a dirigir e poderá ver o traçado mais escuro coberto por borracha, e poderá ver uma cor mais clara onde a borracha está menos concentrada. Na chuva, a última é exatamente onde quer manter o seu kart. Tenha sempre essas observações em mente ao dirigir. Você terá que fazer testes com o traçado molhado, e existe mais de uma maneira de fazer isso. Você terá que ir até a pista e perceber qual o local com melhor aderência.
- Na pista seca, a melhor aderência costuma estar no traçado normal, onde toda a borracha é desgastada, aumentando assim a aderência. Quando chove, a borracha fica escorregadia, então terá que encontrar um traçado que não tenha borracha. Geralmente, ele fica na parte mais externa da pista.
- Fique longe da borracha.
- Não seja delicado com os freios e nem ao virar o volante; pise nos freios para fazer os pneus ficarem marcados na pista, e vire o volante como se quisesse dobrá-la!
- Dirigir um Kart na chuva não é sobre ser delicado e estar sempre com medo do Kart escapar de suas mãos. Na verdade, ao dirigir na chuva deverá ser muito mais forte e agressivo fisicamente para dirigir corretamente. Dirigir um Kart na chuva é uma forma de extravasar muito melhor do que simplesmente dirigir em pista seca!
- O mais importante é: não se machuque, e divirta-se!
Não se esqueça, em breve o novo Campeonato Corinthianos do Kart Amador!
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